Por trás da TELA....

Estou lendo a Biografia de Van Gogh na coleção que saiu na Folha de São Paulo, edição muito bem produzida e que além de contar sobre a vida do pintor também faz uma análise interessante de suas principais obras. Duas delas em especial eu achei muito interessantes e gostaria de compartilhar com o meu Blog (e com quem eventualmente o lê).

Uma delas é o "Auto-Retrato com chapéu de palha"


Que veio acompanhado com uma frase que é no mínimo interessante:
" Gostaria de pintar retratos que daqui a cem anos aparecessem como um revelação (...) não por fidelidade fotográfica, mas antes pela valorização dos nossos conhecimentos e do nosso gosto presente na cor, como meio de expressão e exaltação do caráter."

Resumindo... Van Gogh acreditava que até mesmo as cores poderiam mostrar parte ou um todo da personalidade de um individuo.

Outra obra que me chamou a atenção ( e essa foi a muitos anos já, apesar de nem sequer saber que era dele...) foi " A Noite estrelada":


Nesse quadro em especial, o que mais me chamou a atenção não foi só o caso de o quadro ser bonito e ter uma paisagem que lembra a de um sonho. A frase dita pelo artista foi o que mais me impressionou: "Eu confesso não saber a razão, mas olhar as estrelas me faz sonhar."
E eu digo: Impossível não se identificar! (quem nunca ficou olhando pra elas durante um bom tempo durante uma viajem ao litoral por exemplo, quando o céu é ainda mais impressionante!??).

Ler sobre esse grande artista me fez ver que literalmente ele vai um pouco além do clichê de Van Gogh é o cara que cortou uma das orelhas para dar à alguém.






Comentários

Postagens mais visitadas