Tomb Raider

Em primeiro lugar quero deixar uma coisa bem clara: Eu não gostei de Tomb Raider assim que o vi pela primeira vez!

É bom esclarecer isso pois hoje em dia muitas pessoas pensam que a minha "paixão" por Croft veio logo de cara, mas essa não é a verdade. Naquela época (1996) os jogos eram bem diferentes do que são hoje é óbvio, os gráficos bem mais simples, as idéias bem mais originais e acima de tudo uma qualidade muito grande por parte dos caras que faziam games, pois não era só copiar e fazer tudo um infinito "mais do mesmo" com belos gráficos, eles tinham que criar coisas diferentes para empresas muito exigentes, que queriam fazer com que o video-game saisse dessa coisa de pular em cima da cabeça de bichinhos fofinhos e coletar anéis num mundo repleto de plataformas.
Já tinha jogado vários jogos de plataforma ( e detonado todos os que passaram pelas minhas mãos) e queria algo novo. Jogos de plataforma são o máximo! Mas faltava algo emocionante e que abusasse do 3D.
Foi aí que vi pela primeira vez um jogo "real" de verdade. estava numa antiga casa de games de Morato, vagando como sempre.... e vi o Resident Evil! Vi a personagem Jill matando um zumbi, e descrevi depois aquilo pros meus amigos como sendo " O jogo mais real do mundo!" e "Parece que estamos controlando um personagem de filme absurdamente real!". Exageros à parte, realmente Resident Evil foi um marco na minha história nos games. Sustos, Quebras-cabeças (tão "dificeis" que recorriamos a ajuda de revistas como ÚNICA maneira possivel de se chegar ao final!) e gráficos Extremamentes reais.





Joguei muito na casa do meu amigo Alexandre. Nessa Época ele trabalhava no centro da cidade na região da galeria pagé e trazia muitas novidades, eu nem tinha um playstation ainda... Jogavamos muito! juntavamos (geralmente Eu, Ele o Cristiano e o Elisio) para jogar quase todos os dias! Depois de Resident Evil o que mais poderia me impressionar eu pensava. Foi ai que ele trouxe Tomb Raider! E disse que era um jogaço que estava fazendo um sucesso enorme. Eu particularmente não gostei assim que vi. Não sei se por causa dos gráficos ou pelo simples fato de não ser "terror" como a capcom tinha me acostumado a pensar que deveria ser TODOS os games em terceira pessoa daquele momento adiante... rsrrss







Mas depois de um tempo (como sempre, pois continuo assim até hoje!), sempre que vejo algo novo, seja um filme, game ou música costumo ter certa relutância por um certo tempo para depois (geralmente sozinho) testar e ver se é bom mesmo ou se estou certo em "deixar prá lá".
Foi ai que resolvi um dia controlar aquela mulher de shortinhos e tranças que pulava super alto e tinha cara de encrenqueira. Não preciso nem falar que me apaixonei né? Não só pela Lara Croft (personagem do game) mas pelos desafios, pela música, pelos puzzles e principalmente pela liberdade das telas gigantes que eu poderia explorar, cheias de passagens secretas e "secrets" escondidos de maneira a fazer o jogador literalmente se matar para ver se um aparente abismo não pode esconder na verdade um grande segredo, um corta caminho ou melhor ainda uma nova fase, ainda mais emocionante e desafiadora do que a convencional.

Depois do grande sucesso de Tomb Raider 1, veio a continuação claro. Ainda mais dificil, diversificado e bonito que o seu antecessor, era Tomb raider 2: Starring Lara Croft e com ele também veio um probleminha com a pirataria (que sempre nos fez tão felizes) o jogo só chegava até determinada parte e não tinha mais "caminho" ou seja estava incompleto mesmo. O que por sinal também tinha acontecido em Resident Evil....
Problema superado jogo debulhado! e muito elogiado, pela critica e por mim claro, pois agora não era só em cavernas que rolavam as aventuras, mas áreas imensas abertas e até mesmo o fundo do mar!








E por ai vai... depois teve o Tomb Raider 3
O melhor Tomb raider já feito na minha opinião, com gráficos perfeitos, efeitos de luz, um novo tipo de utilização dos poligonos (a grosso modo substituiram o "clássico" quadrado por um polígono triangular o que deixou o game ainda mais bonito e as fases ainda mais dificeis) o som era ininterrupto e dava um "clima" as fases, principalmente as florestas que pareciam "cheias de vida" . E claro o ponto principal o desafio. Eu simplesmente enlouqueci com a fase de Londres onde tem uma parte humanamente impossivel de passar! (acredito que a maioria das pessoas que "chegou ao final" desse game usaram códigos, pois eles sairam em todas as revistas na época e que Muita gente adimitiu utiliza-los nas fases de londres e da Área 51, as mais dificeis) Lara tornara-se um jogo para "profissionais em Tomb Raider" o que me agradou bastante, pois gosto de situações limite nos games e desde prince of percia para Snes não via um jogo tão infernal e desafiador assim!








Tom Raider 4, que foi uma aventura que aconteceu inteiramente no Egito, trazendo um clima bem mais sério, envolvendo deuses e muita MUITA areia! Foi também o game que teve o fatídico e bizarro final com a morte de lara!!!!








Tomb raider 5 ou Chronicles veio para se despedir do playstation 1 e estreiar depois no playstation 2
Apenas uma coleção de lembranças das aventuras de Lara contada por seus amigos no dia do seu "funeral".







A era do playstation 2
Tomb Raider Andel of darkness ( A volta de lara e sua estréia no Playstation 2 foi decepcionante²! muito ruim e sem graça e com umas inovações realmente dispensaveis. Só cheguei no final pra honrar meu nome, porque o da lara começava a ir pra lama.... Tentaram adicionar um "parceiro" para Croft, que era um babaca, (eu odiei cada fase que tinha que jogar com ele!) nem lembro o nome do infeliz!







Tomb Raider Legends
Bem melhor do que o anterior mas ainda não tinha a "pegada" dos primeiros jogos. Salvei e nunca mais quis saber..... (mas confesso que é um bom jogo e que tem muitas coisinhas inovadoras e atl, mas também né? depois daquela BOMBA do tomb Raider Angel of darkness......)








Tomb Raider Anniversary
Finalmente o esperado "remake" do primeiro Tomb Raider usando agora a tecnologia do Playstation 2, não é a mesma coisa claro, mas ficou muito bem feito e dsafiador também.... sofri pra chegar no final! Pois a última fase do jogo tem uma parte "inesquecivel" que tenho certeza que quem completou vai lembrar e muito bem ao ler isso.... da vontade de estourar o controle no chão! (ou na parede como eu fiz)








Tomb Raider underworld
E croft chega ao playstation 3. Continuando a história do Legends (morte da mãe de Lara e etc) O jogo em si é legal, e até um pouco curto mas o que vale a pena aqui é a possibilidade de ver uma Lara Croft no ápice, com gráficos contemporâneos e maguinificos (o efeito que ganhou a água e a profundidade das fases é "Oh My God"!!! .Mas a versão para Playstation 2...... lamentável, um lixo, mega decepção.







E agora tem esse "tal" Tomb Raider and the Guardian of Light, que eu tinha torcido o nariz até jogar o demo no playstation 3 esses dias, e mudei de ideia pois o gráfico é muito legal, apesar de eu não gostar desse tal de "estilo isométrico" pra jogos de ação (pois acho que fica melhor em "alguns" rpgs). Vi pouco e achei a jogabilidade boa, mas mesmo assim ainda não é a Croft.... está longe da Lara de antigamente o que não deixa de ser uma pena....








E não posso esquecer também de citar os filmes feitos pela Jolie, que ficaram medianos é verdade, mas que prefiro ver como um motivo a mais pra ver a Angelina Jolie de shortinho e com duas armas na mão e carinha de atitude! rsss








E claro que os MICOS não estão de fora e Tomb Raider gerou alguns "cosplays" um tanto quanto... DIFICEIS de se suportar:
















Mas que são muito divertidos é claro! kkkkkkk

Resumindo.....

A história é grande e lara não é qualquer jogo. E tudo que é relevante, merece no mínimo uma postagem pra ficar registrado a opinião da gente sobre aquilo que foi tão importante no passado. Tomb Raider teve um papel bem legal na minha história, assim como Silent Hill, Resident Evil, Mortal Kombat e tantos outros. (que eu espero fazer uma postagem para cada um deles claro). hehe

Peguei o Playstation 2 de novo justamente pra matar a saudade dessa época tão boa! A diferença é que agora me dedico a pouquissímos titulos e não mais a TUDO que nem antes. É.... a idade realmente nos faz ficar BEM mais seletivos em MUITAS áreas da nossa vida... Mas é importante não deixar "morrer" aqueles prazeres que nos fazem tão bem! pelo simples fato de serem tão prazerosos....
Simples assim.










Por isso que eu falo Croft é foda!!!
E uma pequena Homenagem que nem essa é mais que necessário, é Obrigatória!

Comentários

Anônimo disse…
Realmente Tomb Raider é um jogo único. Ainda hoje qualquer versão é divertida de se jogar.
Xand disse…
Karaka fico legal esse post "A" parabens
Obrigado. Como eu disse anteriormente Tomb Raider merece uma pequena homenagem! rss

Postagens mais visitadas